Nossos números
800
pacientes já atendidos em 5 países
2,5 mil
alunos de graduação e pós-graduação e professores de educação básica já impactados
16 anos
de experiência em Ciências Comportamentais
90+
técnicas de mudança de comportamento, validadas pela ciência
Serviços
Capacitação de profissionais de saúde em ciências comportamentais
Conheça as abordagens e técnicas validadas cientificamente para promover a mudança de comportamento nos pacientes. Além dos cursos livres, você também pode levar nossos treinamentos para sua clínica, hospital ou universidade.
Workshops in-company
Leve a consulta comportamental para seus colaboradores com uma edição em grupo. Além da oficina presencial para a equipe, você cumpre com os investimentos em qualidade de vida e a nova NR-1.
Formação continuada para docentes
Utilize as ciências comportamentais para promover saúde e qualidade de vida no seu corpo docente e nos seus alunos. De palestras a treinamentos teórico-práticos em ciências comportamentais.
Palestras para o público geral
Pequenos treinamentos em ciências comportamentais, saúde e longevidade. Peça uma proposta personalizada para o seu público, seja ele qual for.
Nosso portfólio
Envelhecimento e Atividade Física
Qualidade de Vida e Saúde
Oficina de Exercício Físico para Populações Especiais
Ginástica Laboral (associada a projeto de extensão)
Pesquisa em Educação Física
Práticas de Ensino
Estágio Supervisionado em Atividade Física e Saúde
Efeitos neuropsicológicos e considerações éticas na estimulação cerebral profunda para doença de Parkinson (Tauil, 2022 - atual)
Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica Médica, com investigações voltadas à prescrição de exercícios físicos como recurso terapêutico e preventivo (Maia, 2016 - atual)
Análise do perfil de idosos pós-infarto do miocárdio submetidos à reabilitação cardiovascular (Maia, 2023)
Aplicação de nudges para reduzir o no-show de pacientes com doença de Parkinson à psicoterapia (Tauil, 2023)
A contribuição do conforto cognitivo para o brand equity: o estudo de caso da Amazon (Tauil, 2019)
Outros temas de pesquisa: envelhecimento ativo, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos, prescrição de exercícios, inclusão social.
Entrevista Motivacional: como engajar pacientes em intervenções de saúde (UniBrasil, Tauil, 2025)
Para Além da Anamnese: descubra a Entrevista Motivacional para intervenções de saúde (Tauil e Maia, 2025)
Mudança de Hábitos para Alto Rendimento (Tauil, 2025)
Conciliando saúde mental e carreira docente (PUCPR, Tauil, 2025)
Obesidade e funções executivas: a relação bidirecional existe? (Liti Saúde, Tauil, 2024)
Qualidade de Vida e Bem-estar (Maia, 2020–2023)
Habilidades Socioemocionais (Maia, 2021–2023)
Comunicação Não Violenta para Docentes (Maia, 2021–2023)
Hipertensão e Atividade Física (PUCPR, Maia, 2016) – módulo na pós-graduação em Atividade Física e Saúde
Capacitações docentes conforme a BNCC, realizadas em todos os estados brasileiros pelo Sistema Positivo de Ensino (Maia, 2018–2023)
Tauil, J. C. et al. (2025). Living with deep brain stimulation for Parkinson's disease: a systematic review and qualitative synthesis of patient experiences. Neuroethics (accepted for publication).
Tauil, J. C., & Hamdan, A. C. (2024). Deep Brain Stimulation Impairment Scale (DBS-IS) in Brazilian Portuguese: cross-cultural adaptation and content validity. Journal of Health Psychology. https://doi.org/10.1177/13591053241298742
Tauil, J. C. (2023). Aplicação de nudges como intervenção para diminuir o no-show de pacientes com Parkinson na psicoterapia [Monografia]. Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Maia, J. L. et al. (2022). The association of myocardial infarction hospitalizations and weather conditions in a private hospital in Brazil. European Heart Journal, 43(Suppl. 2), ehac544.2864. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehac544.2864
Maia, J. L. et al. (2022). Emergency Remote Education in Brazil in the Context of the COVID-19 Pandemic: Dialogues on Teaching Practice. In: Gonzaga, L. R. V. et al. (2022). Handbook of Stress and Academic Anxiety. Springer.
da Silva, A. M. B., & Maia, J. L. (2022). Sleep-Wake Cycle and Moderating Effect of Physical Activity in Managing Anxiety. In: Gonzaga, L. R. V. et al. (2022). Handbook of Stress and Academic Anxiety. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-031-12737-3_15
Tauil, J. C. (2021). Campanhas de comunicação para mudar comportamentos: possibilidades e aplicações [Online]. Observatório da Comunicação Institucional. Link.
Tauil, J. C. (2021). Emoção é informação: por que a comunicação deve se importar com a fluência de processamento [Online]. Observatório da Comunicação Institucional, 2021 (Artigo). Link.
Maia, J. L. (2016). A resposta fisiológica da presença musical no treinamento resistido e aeróbico. Editora Appris.
Maia, J. L. (2013). Perfil das demandas de esforço em jogadores de basquetebol de elite pela velocidade de deslocamento [Dissertação de Mestrado]. UNICAMP. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919576?guid=1658448005964&i=24
Maia, J. L. (2010). Parâmetros respiratórios e análise de desempenho durante uma partida de rúgbi em cadeira de rodas [Monografia]. UNICAMP. https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=512403
"Saúde mental: escola deve oferecer apoio emocional aos professores", entrevista concedida a Escolas Exponenciais (2022). https://escolasexponenciais.com.br/exnews/apoio-emocional-aos-professores/
"Conheça o projeto Fique Bem, que estimula crianças e adolescentes à pratica de hábitos saudáveis", entrevista concedida à Revista Brasil (2020): https://radios.ebc.com.br/revista-brasil/2020/10/projeto-fique-bem-objetiva-motivar-criancas-e-adolescentes-ter-habitos
Sobre nós

Dra. Juliana Maia
Doutorado em Educação Física (UNICAMP), na linha de pesquisa em Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica Médica
Mestrado em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo (UNICAMP), com foco em Biomecânica aplicada ao alto rendimento
Especialização em Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica Médica (UNIFESP)
Co-fundadora do Instituto Brasileiro de Ciências Comportamentais

Esp. Juliana Tauil
Mestrado em andamento em Psicologia (UFPR), na linha de Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica
Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada (Mackenzie)
Pesquisadora dos grupos LabNeuro (UFPR) e Computational Intelligence for Psychometrics and Epidemiology Research (Mackenzie)
Co-fundadora do Instituto Brasileiro de Ciências Comportamentais

Instituto Brasileiro de Ciências Comportamentais
Uma de nossas iniciativas, o IBCC é um hub de profissionais destinados a mudar a saúde no país. Juntamente com outros cientistas comportamentais referência no Brasil, trabalhamos em parcerias público-privadas e projetos de consultoria em todo o território nacional.
Mais informações em breve.
Mudança de Comportamento em Saúde, por Juliana Maia e Juliana Tauil.
Feito com carinho em Curitiba para todo o mundo.
Chancelado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Comportamentais.
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